Serviços

PROGRAMAS DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

 

PALESTRAS MOTIVACIONAIS (2 horas)

Empreendedorismo | Estratégia Competitiva | Liderança Transformadora e Empreendedora | Desafios da Liderança | Gestão Competitiva | Pedagogia do Exemplo | Motivação & Criatividade | Equipes Campeãs | Confiança | Plano de  Vida | Gestão do Conhecimento | Inteligência Competitiva | Criatividade | Cooperação & Competição | Marketing e Vendas | Plano de Negócio | Pesquisa de Mercado |

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO (8 – 16 – 24 horas)

Empreendedorismo | Empresas Solidárias | Gestão das Empresas de Serviço | Planejamento Estratégico | Moderação e Visualização | Vendedor e Gestor Empreendedor | Desenvolvimento de Gestores | Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais |  Liderança Transformadora e Empreendedora | Desafios da Liderança | Gestão de Pessoas | Desenvolvimento Interpessoal | Formação de Equipes | Feedback | Gestão do Conhecimento | Inteligência Competitiva | Pensamento & Visão Sistêmica | Associativismo e Cooperativismo | Marketing de Serviços | Jogos  & Competições para o Varejo | Análise e Pesquisa de Mercado Identificação de Oportunidades de Negócio | Plano de Negócios |

 

PROGRAMAS DE FORMAÇÃO (80 horas)

 

Treinamento de Treinadores para o Empreendedorismo  (Metodologia CEFE)

Formação de Professores para a Educação Empreendedora  (Metodologia CEFE)

Formação de Gestores (Foco na Visão Sistêmica e do Ciclo  de Gestão dos Projetos)

Gestão de Conflitos(Transformação compartilhada de divergências e controvérsias)

Formação de Consultores e Técnicos em Desenvolvimento Organizacional

Formação de Consultores em Organizações Sociais

Capacitação em Associativismo

 

CONSULTORIAS

Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Conduz a organização ao exato conhecimento de si própria, sua identidade, a capacidade de realização de suas potencialidades e visa a dar a percepção do que ocorrem nos ambientes interno e externo, a análise e decisão do que precisa ser mudado e a intervenção necessária para provocar a mudança, tornando-a mais eficaz, perfeitamente adaptável às mudanças e conciliando as necessidades humanas fundamentais com os objetivos e metas da organização.  O estudo da estrutura de um lado e do comportamento humano nas organizações de outro, integrados através de um tratamento sistêmico.

A eficiência da organização relaciona-se diretamente com sua capacidade de sobreviver, de adaptar-se, de manter sua estrutura e tornar-se independente da função particular que preenche. A fim de que uma organização possa alcançar um certo nível de desenvolvimento, ela pode utilizar diferentes estratégias de mudança.

 

Diagnóstico e Fortalecimento Institucional Pode ser entendido como o processo de desenvolvimento de organizações para o cumprimento de suas missões. Envolve o aprimoramento de suas capacidades e habilidades políticas, culturais, gerenciais e técnicas. Tem como horizonte ampliar a influência destas organizações, aumentar a capacidade de mudarem a si mesmas e ampliar e transformar a sua presença na sociedade.

O fortalecimento institucional é um conceito amplo que abrange tanto ações de apoio aos processos de Gestão quanto à otimização dos sistemas de informação, de equipamentos de informação ou a atualização de equipamentos informáticos e de apoio, ou ainda de capacitação de recursos humanos nos níveis de direção, gerencial e operacional. Pode também envolver a elaboração de Planejamento Estratégico, Operacional, de Comunicação, de Captação de Recursos (Sustentabilidade), de Capacitação de Recursos Humanos, de Sistema de Informação e de Monitoramento e Avaliação.

 

Planejamento Estratégico – Processo no qual a organização se mobiliza para atingir o sucesso e construir seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro. O que se pretende com o planejamento estratégico, na verdade, não é adivinhar o futuro, mas construí-lo, evitar ao máximo as surpresas, racionalizar o processo de tomada de decisões, garantir o sucesso da organização em seu ambiente futuro. Isso não significa formular um plano e esperar que as coisas aconteçam exatamente conforme o planejado. Não significa também buscar ações futuras em respostas bem-sucedidas no passado, o que tem demonstrado ser um caminho que pode ser enganoso e de resultados desastrosos.

É um processo dinâmico, necessariamente flexível para incorporar as mudanças imprevistas do ambiente. Isso não significa dizer que a organização deve apenas esperar que as coisas aconteçam. As organizações devem fazer as coisas acontecerem, devem ser proativas, devem fazer as mudanças.

 

Gestão do Conhecimento – Na Era do Conhecimento foi comprovado que a melhor forma de multiplicar o conhecimento é dividindo-o. A questão, então, é como difundir para toda a organização as informações que estão armazenadas em gavetas, memorandos, relatórios e no próprio cérebro das pessoas, de forma que realmente gerem um ambiente multiplicador de idéias e tragam um retorno positivo e concreto para a organização como um todo.

 

Gestão de PessoasNunca antes a pressão sobre a gestão de pessoas foi tão intensa. Alterações dramáticas forçam a função a transformar as suas práticas e exercícios, bem como o seu papel estratégico, no sentido do sucesso. O ambiente organizacional atual requer idéias brilhantes, ações rápidas e uma constante adaptação aos condicionalismos das mudanças permanentes. E o ambiente externo recompensa, cada vez mais, aqueles que respondem ativamente à inovação veiculada pelos modelos gerados pela Internet, pelos avanços tecnológicos, pela globalização.

O futuro de uma organização depende dela conseguir satisfazer os requisitos de qualidade do mundo exterior. Elas precisam produzir e entregar bens e serviços que satisfaçam às exigências e expectativas de clientes/usuários. É difícil imaginar uma organização satisfazendo estas exigências, a menos que seus bens e serviços sejam produzidos ou prestados por pessoas com alto grau de qualidade pessoal. É fundamental maximizar com competência a Gestão de Pessoas de maneira a obter resultados, tanto para a organização como para as pessoas, agregando valores organizacionais e superando as expectativas dos seus clientes ou beneficiários.

 

Gestão de Conflitos É Transformação compartilhada de divergências e controvérsias e pode ser definida como um conjunto de meios que permitem prevenir ou resolver conflitos. 

A Gestão dos Conflitos apresenta-se de forma multidisciplinar, abrangendo os princípios de várias ciências, como o Direito, a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia, a Filosofia e outras. Isto a torna mais ampla enquanto competência e mais abrangente enquanto ferramenta, possibilitando atuar com uma visão sistêmica para entender e colaborar com a realidade que se apresentar.

 

Desenvolvimento de Equipes O trabalho em equipes traz resultados vantajosos, a colaboração é o benefício principal. As pessoas querem realizar juntas um bom trabalho, dar apoio umas às outras, porque se identificam com a equipe; desejam que esta se destaque e seja bem-sucedida. A competição individual é reduzida.

A informação flui livremente para cima, para baixo e para os lados. Assim, comunicação é um outro benefício, e a aplicação mais eficientes de recursos, talentos e forças, são usados de boa vontade e compartilhados com os demais companheiros. O quarto benefício é o conjunto decisões e soluções, adotadas simultaneamente, com todos gerando e avaliando um maior número de opções de soluções. O quinto benefício surge quando as decisões são tomadas em consenso, as pessoas são responsáveis e sentem-se compromissadas em torná-las um sucesso e agregar cada vez mais valor a equipe. E finalmente, a preocupação com a qualidade, em alcançar a excelência, assegurando que cada um obtenha da equipe o que necessita para realizar o melhor trabalho.

 

Coaching – Aconselhamento PessoalO coach ajuda a pessoa gerenciar o seu próprio desempenho, isto é, a contratar metas viáveis, a manter uma autocrítica realista, a utilizar bem o feedback que recebe, a redirecionar as ações diante de imprevistos e a avaliar a sua contribuição para a equipe e para a organização ou comunidade.

Basicamente, seu papel é estimular o desenvolvimento das pessoas, ajudando-as a utilizar todos os seus talentos e a superarem suas dificuldades. Para os dirigentes e gestores  que têm equipes sob seu comando, esta competência é parte integrante do seu desempenho e devem ser avaliados por ela.  É um relacionamento no qual uma pessoa se compromete a apoiar outra a atingir um determinado resultado.

 

Análise e Pesquisa de Mercado – Qual a importância e a necessidade de um profundo conhecimento e analise do mercado antes de iniciar um empreendimento? Depois de identificar uma oportunidade promissora, a resposta esta em uma ferramenta que ganhou importância vital para quem pretende obter sucesso sustentável. A pesquisa de Mercado.

Aprenda formas eficazes de buscar informações para:
. Delimitar o segmento de mercado para um produto/serviço específico;
. Definir o perfil dos consumidores potenciais de um produto/serviço específico;
. Conhecer as exigências e condições de atendimento de fornecedores.

Perceba que o ponto chave para o sucesso de um empreendimento é oferecer produtos/serviços que atendam às necessidades ainda não atendidas (ou mal atendida), a necessidade de criação de estratégias de comunicação adaptadas às características de um determinado grupo, desenvolva atitudes de busca ativa de oportunidades, através da percepção de demandas insatisfeitas, note a ingenuidade de determinadas ações típicas de iniciantes, como superestimar fatias de mercado, oferecer o produto que ele quer oferecer e não o que o consumidor precisa, e acreditar que oferecer preços mais baixos garante a conquista de um mercado.

Serão realizadas pesquisas de campo e elaboradas as definições do mercado do projeto de empreendimento que esta sendo desenvolvida.

 

Planos de Negócio – O Plano de Negócios ainda não é uma ferramenta muito difundida no Brasil, mas isso tem mudado nos últimos anos. O Plano de Negócios já esta sendo uma metodologia altamente difundida e aplicada em organizações sociais e empresariais. Por quê? O Plano de Negócios é uma linguagem? É o planejamento de uma organização? Ele mostra em detalhes quem são os empreendedores, qual é o produto/serviços, quais e quantos são os clientes, beneficiários ou usuários, qual é o processo tecnológico produtivo e de comercialização, qual é a estrutura de gerenciamento, quais são as projeções financeiras para fluxo de caixa, receitas, despesas, custos e lucros. E por que é feito?

        • É um instrumento de redução dos riscos, pois as pesquisas afirmam que a taxa de sucesso se ampla em 60%.  Ao fazer o Plano de Negócios, o empreendedor estuda a viabilidade sob vários aspectos. É também uma linguagem de comunicação do empreendedor com ele mesmo. Sim, é um instrumento de reflexão sobre a organização: Se valerá a pena? É o negócio sonhado? Depois de feito, o Plano de Negócios indica novos caminhos (entre eles, a desistência da idéia). É um espaço onde os erros saem mais baratos. É também uma linguagem entre o empreendedor e todos os seus parceiros: sócios, empregados, investidores, bancos, contadores, agências de financiamento, doadores, simpatizantes, etc.

 

Monitoramento & Avaliação de ProjetosÉ um processo participativo e deaprendizagem. O desenvolvimento de um monitoramento de impacto qualitativo é um processo contínuo. Assim ele pode ser imaginado como um ciclo. O monitoramento busca analisar o desempenho de qualquer tipo de projeto e sua influência, sendo este um importante instrumento para averiguar os efeitos, promover a uma maior transparência para o público em geral e ampliar o controle social.

Além disto o monitoramento pode servir para redirecionar e melhorar sucessivamente a orientação e qualidade dos serviços públicos e privados. O resultado do monitoramento representa a base para aproximar as medidas às necessidades e condições de vida dos grupos alvo. As atividades de Monitoramento e Avaliação são uma tarefa permanente da gerência de um projeto e se destinam a apoiar o processo de aprendizagem contínua durante a execução do projeto.

 

Desenvolvimento SustentávelTem por objetivo o combate à pobreza e à desigualdade social, também de dar equilíbrio aos demais aspectos do desenvolvimento,  o ambiental, o espacial, o cultural e o econômico.  Portanto, passa a englobar uma perspectiva que enfatiza o papel das forças locais e comunitárias e esta perspectiva envolve processos de mobilização, articulação e liderança capazes de levar a comunidade para uma nova trajetória de desenvolvimento, que torne efetivas as potencialidades locais, integre e capacite os cidadãos de modo a incluí-los neste novo rumo e considere as múltiplas dimensões dos capitais necessários ao desenvolvimento. A ação externa (empreendida por organismos estaduais, nacionais ou internacionais) opera na etapa inicial, como indutora, e na etapa de implementação, comofacilitadora, através do aporte de instrumentos e recursos necessários a superar os gargalos inerentes ao processo de superação das condições de pobreza e precariedade social, de acordo com as necessidades e prioridades incluídas nos planos de desenvolvimento local.

O Desenvolvimento Sustentável está sendo considerado como uma estratégia inovadora, uma via possível para a melhoria da qualidade de vida das populações e para a conquista de modos de vida mais sustentáveis. O DS é uma nova forma de compreender o desenvolvimento como um modo de promover a qualidade de vida para as pessoas (desenvolvimento humano), de todas as pessoas (desenvolvimento social), daquelas que vivem hoje e as que viverão no futuro (desenvolvimento sustentável). É um novo modo de promover o desenvolvimento, que possibilita o surgimento de comunidades mais sustentáveis, capaz de suprir suas necessidades imediatas, de descobrir ou despertar suas vocações locais, de desenvolver suas potencialidades específicas e de fomentar o intercâmbio externo aproveitando-se de suas vantagens comparativas locais.